Projeto de lei protocolado na Assembleia Legislativa do Paraná pelo deputado Ney Leprevost, presidente da Comissão de Obras, Transportes e Comunicação da Casa, pode ser transformado em lei e tornar obrigatória a substituição gradativa das redes aéreas de energia elétrica, telefonia, internet e serviços congêneres por cabeamento subterrâneo em todo o Estado.
A proposta estabelece que concessionárias de energia e operadoras de telecomunicações sejam responsáveis pela execução das obras, arcando integralmente com os custos da modernização, sem repassar despesas aos consumidores.
O texto do projeto fixa prazos para a apresentação de um plano de transição em até um ano, início das obras em até dois anos e conclusão total no prazo máximo de seis anos.
Segundo o parlamentar, a medida pretende modernizar a infraestrutura urbana, melhorar a paisagem das cidades, reduzir riscos de acidentes com a fiação exposta e aumentar a confiabilidade dos serviços, especialmente em períodos de intempéries.
"Hoje, vemos postes sobrecarregados e fios emaranhados, muitos deles abandonados. Isso compromete a segurança e a estética urbana. O cabeamento subterrâneo é uma solução definitiva e sustentável", destacou Ney Leprevost.
O projeto prevê, ainda, que toda nova obra viária já seja planejada com a infraestrutura subterrânea, evitando futuros custos adicionais. (Foto: Câmara Cascavel)
